quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Acessibilidade na Mídia - campanhas de prevenção de doenças - LIBRAS etc.


Tempo de férias, festas, praias, viagens etc. no Brasil.
Lamentavelmente é quando doenças tropicais antigas e novas endemias e epidemias aparecem, daqui ou importadas, afinal o turismo é facilitado de diversas maneiras, os descuidos são rotineiros e vivemos em crise mais uma vez.
Medicina e prevenção de doenças é assunto técnico demais para improvisações, exceto alertas pouco eficazes.
Precisamos de bons marqueteiros e autoridades dispostas a implementar anúncios, reportagens, documentários etc. com intérpretes LIBRAS, se possível ao lado de quem fala ou em janelas significativas.
A acessibilidade também precisa contemplar outros segmentos da população com deficiência(s) de modo a podermos ter a consciência tranquila. É barato? Talvez não seja simples acrescentar esses recursos, afinal de contas nem a FIFA nem o Comitê Olímpico Internacional fizeram essas exigências.
Em tempo, os patrocinadores não gostam de promoção e lembranças  desagradáveis, daí a exclusão rotineira de pessoas e cores que não agradam públicos amantes dos padrões de beleza consagrados pela tradição europeia.
A mídia comercial treme diante de exigências de acessibilidade, é fácil notar essa rejeição. Talvez mude de opinião se tiver incentivos semelhantes àqueles que recebe pela propaganda política.
O povo reage, mal tem tempo para pensar.
Precisamos, contudo, nesses tempos de crises contínuas que mostram gradativamente a dimensão da corrupção no Brasil, a incompetência, omissão, leniência, cumplicidade e a pior ignorância política que precisamos rever paradigmas. Nosso país teve momentos de lucidez, até a Revolta da Vacina (Revolta da Vacina - resumo, causas, s.d.) e personagens fantásticos, provando que podemos ser melhores.
É preocupante, contudo, ver, perceber e imaginar os efeitos de doenças contagiosas, algumas já entrando na rotina tétrica dos cemitérios, outras surgindo com inúmeros alertas, inclusive e principalmente a partir de virtudes que uma imprensa livre é capaz.
Note-se que estatutos, tratados, leis, decretos, normas etc. já dão determinações a favor da inclusão e acessibilidade, é só cumprir o que nossas leis exigem (Direitos das Pessoas com Deficiência e a luta que não termina, s.d.), apesar de ser rotina desprezá-las, principalmente em tempos de crise econômica.
Nesse contexto até otimista em torno da conscientização de nossas lideranças formais é que imploramos a imediata implementação de recursos de acessibilidade, principalmente em programas educativos, úteis e urgentes.
Cascaes
11.1.2017

Cascaes, J. C. (s.d.). (J. C. Cascaes, Editor) Fonte: Direitos das Pessoas com Deficiência e a luta que não termina: http://direitodaspessoasdeficientes.blogspot.com.br/
Revolta da Vacina - resumo, causas. (s.d.). Fonte: História do Brasil.net: http://www.historiadobrasil.net/resumos/revolta_da_vacina.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário