quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Palestras sobre Acessibilidade e Inclusão

Assunto:
Palestras sobre Acessibilidade e Inclusão
Foco preferencial: as responsabilidades e soluções para condomínios e síndicos

Prezados Srs.  e  Sras.

No Lions Clube de Curitiba Batel ( http://lionsbatel.lions.org.br/index.html ) temos uma equipe de especialistas e inclusão. Em tempos de crise quando a probabilidade de acidentes, incidentes e falhas técnicas aumentam, considerando o aumento de pessoas idosas e fragilizadas de diversas maneiras, na preocupação de contribuir positivamente, colocamo-nos à disposição de grupos de pessoas interessadas em nosso apoio.
Esse trabalho precisa ser programado com antecedência para que atinja objetivos claros e sensíveis.
Solicitamos, pois, contato por e-mail jccascaes@gmail.com ou da Comissão Coordenada pela Professora Leomar Marchesini no SIANEE (UNINTER), nossa coordenadora ou de outros membros visíveis no blog http://comissao-de-acessibilidade.blogspot.com.br/  para troca de informações preliminares às palestras pretendidas.
Atenciosamente

João Carlos Cascaes
Curitiba, 4 de janeiro de 2017

Ricardo Mesquita

Anexos11:07 (Há 4 minutos)
para respeito-e-dig.QuixotandoAssociadosLojaYounique
Bom dia Cascaes e demais amig@s
Feliz, saudável, próspero e Acessível 2017 !!

Já estou focando os condomínios há alguns anos, pois inicialmente, o decreto 5296/04 já havia determinado um prazo de até 2008 para que todos os espaços, públicos ou particulares de uso coletivo, estivessem acessíveis, o que de fato ainda não está sendo cumprido e, em segundo lugar, pelo simples fato de que essas adequações não são necessárias apenas para pessoas com deficiência mas também por gestantes, carrinhos de bebê, transporte de volumes pesados e por todos que esperamos ficar idosos.

Em Setembro de 2016 estive realizando uma palestra no SECOVI-PR, que é o sindicato dos condomínios, e naquela oportunidade, com a presença de pelo menos 70 síndicos, perguntei quantos edifícios ali representados proporcionavam as adequações necessárias e alguns poucos levantaram a mão timidamente... 

Depois do encontro muitos me procuraram para estudar soluções de acessibilidade, mas apenas um, o Champagnat Silver, realmente está promovendo as adequações necessárias, os demais sempre alegam outras prioridades, até limpeza e pintura, como mais urgentes que a acessibilidade. Na maioria das vezes os recursos são mínimos, como o caso do ed. Virgínia Augusta, no Cristo Rei, reportagem em anexo, onde as despesas totais com a construção da rampa e remanejamento do jardim custou na época menos de R$10 por morador .

Lembrando que existem duas vertentes, a da conscientização e a legal, via Ministério Público, para que sejam feitas as devidas adequações.

Coloco-me à disposição para investirmos nesse segmento, pois uma vez o edifício estando adequado, realizarão também as devidas reformas nas calçadas em frente, desta forma contribuindo para que a cidade toda seja humanizada e inclusiva.

Há braços Acessíveis e Sustentáveis
Ricardo
8 anexos

Nenhum comentário:

Postar um comentário