domingo, 20 de agosto de 2017

Discussão da Reunião 18/08/2017: I SEMINÁRIO DE PESSOAS IDOSAS: NOSSO FUTURO

Prezados CCLL e CCaLL, 

Seguem as anotações de nossa reunião:

 Aos dezoito dias de Agosto do ano de dois mil e dezessete, das 14H30 às 18H, foi realizada a reunião da Comissão de Acessibilidade do Lions Clube Curitiba Batel - LCCB, referente o evento de Pessoa Idosa, na sala de reunião do prédio Champagnat Office, sito à Rua Padre Anchieta, 2540 - 4.andar, Curitiba - PR. Estavam presentes os CCLL João Carlos Cascaes, João Dario de Oliveira, Tosihiro Ida e M.Lucia Miyake Okumura.
Os tópicos abordados na reunião são relacionados a seguir:

1. O evento de Pessoa Idosa será coordenada e realizada pelo Lions Clube Curitiba Batel - LCCB. O evento será realizada nos dias 27 e 28/10/2017 no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná - IEP. 

2. A CaL Leomar Marchesini solicitou o afastamento e desligamento do LCCB, assim, o cargo de coordenação da Comissão de Acessibilidade do LCCB fica em aberto e a disposição para o associado convidado que queira assumir. O "CL" Ricardo Mesquita e CaL Fernanda Bruni também solicitaram o afastamento e desligamento do LCCB.

3. O Título do evento foi alterado para: I SEMINÁRIO DE PESSOAS IDOSAS: NOSSO FUTURO.

4.  O CL Tosihiro comunicou que levou pessoalmente uma carta para Sr. Sérgio Maeoka, presidente de Farmácias e Drogaria Nissei, no dia 17/08/17 para solicitar patrocínio de 3 coffees breaks e um banner que cubra a parede ao fundo do palco do IEP. Estamos no aguardo do retorno.

5. Solicitar ao CL Carlos Eugênio para elaborar/alterar o logo do evento e o banner.

6. Solicitar uma barraca para Prefeitura para distribuir folder no Centro na semana da pessoa idosa (próximo do dia 1/10/2017).

7. O CL Cascaes conseguiu agendar para o dia 30/08 - 9:30 uma visita na Fundação Copel com a Diretora de Administração e Seguridade, Cláudia Cristina Cardoso de Lima para solicitar apoio e parceria para o evento. O CL Tosihiro prontificou em redigir uma carta utilizando o texto do CL Cascaes "Causas e efeitos do envelhecimento", listado abaixo. (infelizmente não encontrei ou não recebi o texto escrito pela profa.Leomar). Ficou combinado que a equipe de visita será formada dos CCLL: Cascaes, Tosihiro, Cláudio e João Dario. 

8. A programação do evento será reestruturado, sendo os palestrantes confirmados: 
     - Dr. Ivo Simas Moreira (tema: família, centro-dia e casa para pessoa idosa;
     - Dr. João Vargas de Oliveira Neto (tema: qualidade de vida);
     - Dr. Evanius Garcia Wiermann (tema: oncologia clínica e pessoa idosa);
     - Psicólogas Gabriela Siqueira do Hospital de Idoso e Iris Miyake Okumura de onco-hematologia do HC (tema: Qualidade de vida, depressão e suicídio);
     - Dr. Prosdócimo (odontologia) ---> falta o nome completo e contato.

9. Foi mencionado para convidar os palestrantes da Fundação Copel e o Presidente do IPUC.

10. Foi mencionado para convidar os cantores seresteiros do IEP.

Outros assuntos: 
- CL Tosihiro estará viajando nos dias 24 a 27/08;
- CL João Dario comunicou a possibilidade do Lions Sustentabilidade fazer a Assembléia Festiva junto com LCCB.



Textos para I Seminário de Pessoas Idosas: Nosso Futuro
Causas e efeitos do envelhecimento
p/ João Carlos Cascaes

A pessoa idosa, a qualidade técnica 
O envelhecimento é a fase da vida em que vamos sentindo na pele o que significa qualidade técnica.
No Brasil estamos muitas décadas atrasados em relação a países mais desenvolvidos (nem todos,) em questões que nos afetam substancialmente e até levam a dependências inimagináveis após acidentes, incidentes assustadores e a necessidade de apoio que seria dispensável se as cidades e seus componentes oferecessem segurança, acessibilidade, produtos com design apropriado, calçadas bem feitas e capazes de resistir a testes padrões, especificações de produtos criados para dar autonomia, educação de todos e muito mais  exista?
Com certeza temos repartições públicas, escolas técnicas e universitárias e alguns laboratórios dedicados a criar certificados e aplicar métodos de avaliação de produtos em quantidade e confiabilidade suficientes.
Ao  envelhecer, tenha-se a vaidade que for, passamos a sentir os efeitos de acidentes e doenças antigas. As sequelas vão aparecendo eventualmente sem que sejam percebidas.
Precisamos valorizar aquilo que não enxergamos e afeta a nossa vida em tempo e momentos de lucidez, mais ainda quando ocupamos cargos que viabilizam ações positivas.
O que é mais do que evidente no Brasil é a má qualidade de eletrodomésticos até de fabricantes famosos mal e porcamente criados, produzidos. Com os rendimentos de uma aposentadoria, quando existe, ficamos dependendo de prestadores de serviços para trocar uma lâmpada que deveria durar milhares de horas, arrumar a casa, usar elevadores que, apesar de manutenções frequentes dão defeitos demais, corrigir o imóvel em que vivemos porque não foi construído com o respeito necessário a pessoas que poderão depender de macas e cadeiras de rodas etc.
É vergonhoso e oneroso depender de ser viços que realizávamos sem problemas há poucos anos.
A Comissão do Lions Clube de Curitiba Batel deverá realizar um seminário para discussão dessas questões também, o I SEMINÁRIO DA PESSO IDOSA: NOSSO FUTURO. Com apoio do IEP e outras entidades deveremos colocar em pauta, no mínimo para registro de questões delicadas que demandam ações de governantes, empresários, repartições públicas, Fundações, INSS, SUS, ONGs, ABNT, etc.
O escopo do Pi21 é ambicioso, mas necessário e até de aplicação urgente, sempre lembrando que em 2018 teremos eleições, uma boa oportunidade de muitas mudanças positivas.
Precisamos de mais atenção para as crianças, pessoas com deficiência(s) e idosas, um contingente que deverá crescer se os serviços de saúde e outros melhorarem. Sempre é bombar que status e riqueza podemos perder, mas a qualidade de vida nas cidades e residências  deve ser valorizadas e aprimoradas sempre.

João Carlos Cascaes
Curitiba, 24 de julho de 2017

Sugestão de Logo

CL Carlos Eugênio 



Nenhum comentário:

Postar um comentário