sexta-feira, 10 de junho de 2016

Paraolimpíadas intelectuais e a PUC-PR

Paraolimpíadas intelectuais
As Olimpíadas têm uma belíssima história desde que foram criadas. Vamos para mais uma edição na Cidade do Rio de Janeiro. Paralelamente acontecerão as Paraolimpíadas, recentes se comparadas com a figura mater grega.
Por sua natureza os jogos olímpicos mostram força, energia física e astúcia com habilidade.
Poderíamos, coerentes com os desafios do século 21, criar Olimpíadas Intelectuais em que o essencial fosse usar a inteligência, revigorando esportes tais como o Xadrez, meio esquecido por aqui se não o procurarmos em lugares onde seus praticantes quase que escondem, pois o barulho atrapalha, curioso mais ainda.
Com certeza uma parcela muito grande de nossa população não dispõe de tempo e patrocínio para ser atleta intelectual, mas não será difícil um destaque na medida que o tempo disponível o permitir.
Desde a infância aprendemos jogos que do moinho (1) ao xadrez (podem ser criados jogos mais complexos que o xadrez assim como existem disputas muito mais elementares, mas exigindo a arte de pensar).
Podemos fazer competições não científicas (2), mas culturais, intelectuais e dedicadas às pessoas com deficiência, pessoas idosas, com doenças especiais etc.
O desafio é criar ambientes promocionais e educativos para pessoas debilitadas, com restrições especiais, Pcd enfim e como exemplo de partida existe a modalidade Game Jam [ (3), (4), (5), (6)], que além de criar um clima de competição para iniciados em informática, educam para nossas atividades profissionais (4), por exemplo.
Curitiba tem muitas universidades e escolas técnicas, têm pessoas com deficiência(s)? Arriscam-se a demonstrar o nível de seus alunos? Vamos desafiá-los?
Para isso precisamos dar continuidade ao trabalho da PUC-SEEDs conforme vimos (7).
Quem se habilita?

Cascaes
10.6.2016

1. Trilha (jogo). Wikipédia. [Online] [Citado em: 10 de 6 de 2016.] https://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_(jogo).
2. Olimpíadas Científicas. Olimpíadas Científicas. [Online] [Citado em: 10 de 6 de 2016.] http://www.olimpiadascientificas.com/.
3. Global Game Jam. [Online] [Citado em: 10 de 6 de 2016.] marca registrada. http://globalgamejam.org/.
4. DIAS, RAPHAEL. Game Jams: O Que são, Porque são Importantes e Como Participar. Produção de Jogos. [Online] [Citado em: 10 de 6 de 2016.] http://producaodejogos.com/game-jams/.
5. Game Jam. Wikipedia. [Online] [Citado em: 10 de 6 de 2016.] https://en.wikipedia.org/wiki/Game_jam.
6. Cascaes, João Carlos. Comissão de Acessibilidade do Lions Clube Batel. [Online] http://comissao-de-acessibilidade.blogspot.com.br/.
7. Lions Clube Curitiba Batel. [Online] http://www.lions.org.br/lionsbatel/index.php.



Nenhum comentário:

Postar um comentário