Paraolimpíadas intelectuais
As Olimpíadas têm uma belíssima história desde que foram
criadas. Vamos para mais uma edição na Cidade do Rio de Janeiro. Paralelamente
acontecerão as Paraolimpíadas, recentes se comparadas com a figura mater grega.
Por sua natureza os jogos olímpicos mostram força, energia
física e astúcia com habilidade.
Poderíamos, coerentes com os desafios do século 21, criar Olimpíadas
Intelectuais em que o essencial fosse usar a inteligência, revigorando esportes
tais como o Xadrez, meio esquecido por aqui se não o procurarmos em lugares
onde seus praticantes quase que escondem, pois o barulho atrapalha, curioso
mais ainda.
Com certeza uma parcela muito grande de nossa população não
dispõe de tempo e patrocínio para ser atleta intelectual, mas não será difícil
um destaque na medida que o tempo disponível o permitir.
Desde a infância aprendemos jogos que do moinho (1) ao xadrez (podem ser
criados jogos mais complexos que o xadrez assim como existem disputas muito mais
elementares, mas exigindo a arte de pensar).
Podemos fazer competições não científicas (2) ,
mas culturais, intelectuais e dedicadas às pessoas com deficiência, pessoas
idosas, com doenças especiais etc.
O desafio é criar ambientes promocionais e educativos para
pessoas debilitadas, com restrições especiais, Pcd enfim e como exemplo de
partida existe a modalidade Game Jam [ (3) , (4) ,
(5) , (6) ],
que além de criar um clima de competição para iniciados em informática, educam
para nossas atividades profissionais (4) , por exemplo.
Curitiba tem muitas universidades e escolas técnicas, têm
pessoas com deficiência(s)? Arriscam-se a demonstrar o nível de seus alunos? Vamos
desafiá-los?
Para isso precisamos dar continuidade ao trabalho da
PUC-SEEDs conforme vimos (7) .
Quem se habilita?
Cascaes
10.6.2016
1. Trilha (jogo). Wikipédia. [Online]
[Citado em: 10 de 6 de 2016.] https://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_(jogo).
2. Olimpíadas
Científicas. Olimpíadas Científicas. [Online] [Citado em: 10 de 6 de
2016.] http://www.olimpiadascientificas.com/.
3. Global Game
Jam. [Online] [Citado em: 10 de 6 de 2016.] marca registrada.
http://globalgamejam.org/.
4. DIAS, RAPHAEL.
Game Jams: O Que são, Porque são Importantes e Como Participar. Produção de
Jogos. [Online] [Citado em: 10 de 6 de 2016.] http://producaodejogos.com/game-jams/.
5. Game Jam. Wikipedia.
[Online] [Citado em: 10 de 6 de 2016.]
https://en.wikipedia.org/wiki/Game_jam.
6. Cascaes, João
Carlos. Comissão de Acessibilidade do Lions Clube Batel. [Online]
http://comissao-de-acessibilidade.blogspot.com.br/.
7. Lions Clube
Curitiba Batel. [Online] http://www.lions.org.br/lionsbatel/index.php.
Nenhum comentário:
Postar um comentário